Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Sem jogos até dia 12, Bota faz "mini pré-temporada" antes de maratona


Clube tem 17 dias sem partidas, mas a partir de 12 de março terá quatro jogos em 11 dias, sendo dois clássicos e a estreia na fase de grupos da Libertadores





O Botafogo, ao contrário dos demais grandes clubes cariocas, iniciou o ano com uma decisão. Jair Ventura precisou priorizar a classificação para a fase de grupos da Libertadores, a pré-temporada ficou apertada, e o time acabou eliminado na Taça Guanabara. Mas o prêmio veio: a classificação nos pênaltis diante do tradicional Olimpia no Defensores del Chaco.

A saída precoce no primeiro turno do Carioca também teve lado positivo: da partida no Paraguai até a primeira rodada da Taça Rio são 17 dias livres, que o clube aproveitará como uma "mini pré-temporada". Isso porque o que vem a seguir é certeza de dificuldades: serão quatro jogos em 11 dias, sendo dois clássicos e a estreia na fase de grupos da competição continental.

Parte física tem sido prioridade no reinício de treinamentos do Botafogo (Foto: Vitor Silva /SSPress/Botafogo)


No dia 12, o Botafogo receberá o Volta Redonda, no Engenhão. No mesmo local, enfrenta o Estudiantes, da Argentina, no dia 14. Já no dia 19, o rival é o Vasco, em jogo marcado para o Maracanã, bem como o do dia 22, contra o Fluminense.

O preparador físico Ednilson Sena explica que a pré-temporada do clube, por conta da disputa da pré-Libertadores, foi reduzida, o que fez com que etapas importantes da preparação para o ano fossem puladas de olho no objetivo imediato. São essas etapas que Sena pretende recuperar agora, o "lastro", como explicou após mais um treino físico durante o carnaval:

- O Botafogo fez 10 jogos em 30 dias. Começamos 2017 disputando uma final de campeonato, que foi a pré-Libertadores. Jogamos contra equipes que já estavam com ritmo, disputando o segundo turno de suas competições, Colo Colo e Olimpia, e foi muito difícil. O nosso calendário de pré-temporada foi reduzido e quando você não consegue dar um lastro ao atleta, corre risco o tempo todo. Então tivemos de pular algumas valências físicas importantes para a temporada.

Botafogo só volta a jogar no dia 12 (Foto: Vitor Silva /SSPress/Botafogo)

Sena não comemora, claro, a eliminação na primeira fase da Taça Guanabara, mas enxerga um lado positivo, justamente para a sua área de trabalho:

- Claro que queríamos estar disputando as finais. Por outro lado, além do lado ruim de estar fora da semifinal, vamos ter um tempo para trabalhar. Vamos reequilibrar os atletas para ter uma melhora significativa na parte física, porque às vezes o torcedor tem de entender que o que aplicamos aqui leva um tempo para colher os frutos. Nada melhor do que avaliar todo o grupo para ver em que nível físico se encontram para que a gente possa atingir nosso objetivo agora mais profundamente. É uma mini pré-temporada.

Ele não se arrisca a dizer que a equipe estará no seu auge físico quando entrar em campo contra o Volta Redonda, no dia 12, no Engenhão. Mas garante que o período sem jogos trará uma melhora física relevante:

- O meu planejamento é macro, não pode ser micro, porque trabalho para o ano inteiro. O que posso dizer é que nossa equipe vai estar bem melhor, e a cada semana, mês, vamos ter um ganho significativo.


Fonte: GE/Por Vicente Seda/Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!