Páginas

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Jair revela que explorar lado direito do Nacional foi estratégia para vitória


Botafogo construiu gol e melhores jogadas nas costas de Fucile, lateral-direito do time uruguaio. Treinador disse que já visava aproveitar fraqueza antes mesmo da partida







O Botafogo obteve mais um excelente resultado contra campeões da Libertadores ao bater o Nacional por 1 a 0, mesmo jogando em Montevidéu. A partida deixou o clube alvinegro próximo da vaga nas quartas de final da competição. Para isso, foi necessária uma estratégia capaz de vencer a valente equipe uruguaia. O Botafogo achou o "caminho das pedras" pelo lado direito, com investidas sobre o lateral-direito Fucile. Por lá, saíram as principais jogadas do Bota na partida, apesar do jogo truncado. Em entrevista ao SporTV, o treinador Jair Ventura avaliou a estratégia e elogiou o grupo, fundamental para a aplicação da tática (assista ao vídeo acima)..


- Eu fui analista de desempenho e observador por muitos anos, e eu sempre procuro o ponto frágil da equipe adversária. Minha preleção, na verdade, foi em cima desse lado. O Fucile não tem uma boa recomposição e o zagueiro pelo lado direito não é tão forte no um contra um, então era o lado que a gente ia explorar. Fico feliz de ter conseguido o gol e as maiores chances ali.


- Você tem que passar na leitura as coisas que acontecem, que vão acontecer. E as coisas acontecem. Cada dia eu fico mais grato de trabalhar com esse grupo maravilhoso, eles me escutam, entendem, correspondem, lutam bastante. E o mais importante de tudo: compram minha ideia. E com essa ideia nós conseguimos levar essa ideia para o jogo da volta - analisou.




O gol da partida saiu após inversão de jogo de Rodrigo Pimpão para Bruno Silva, que estava na ponta direita: justamente o local do campo onde Fucile atua. Em um contra-ataque mortal, Bruno saiu na cara do goleiro, como um elemento surpresa. Ele perdeu o gol, mas João Paulo estava lá para conferir.


Bruno Silva e João Paulo foram protagonistas de mais uma situação tensa vivida pelo Botafogo na partida. No primeiro tempo, o autor do gol levou cartão amarelo. Já na etapa final, foi a vez de Bruno Silva parar nas anotações do árbitro. Com a chance de ver um jogador expulso, Jair Ventura resolveu tirar João Paulo e deixar Bruno Silva no risco. Risco que foi agravado pela situação de Matheus Fernandes, que acabava de voltar de lesão e sairia do jogo no segundo tempo em condições normais.


- É a vida do treinador. Eu já estava com uma substituição por conta da volta do Matheus Fernandes de lesão, não tinha certeza se ele ia aguentar os 90 minutos, estava pensando em tirá-lo. Mas aí essa situação do João e depois vem a do Bruno. Então eu pensei: “Não posso correr riscos”. Aí a gente acaba tirando o João, fazendo um dez por outro dez com a entrada do Camilo, e tem que correr risco com a situação do Bruno. Uma pressão muito forte em cima da arbitragem, da gente, é sempre muito difícil jogar aqui.


Jair Ventura descobriu o "caminho das pedras" para a
vitória no Uruguai (Foto: Reuters/Andres Stapff)
Jair também respondeu sobre a situação enfrentada pelo clube, que precisa de algumas peças para compor o elenco, mas que está vivo em três competições importantes. O técnico afirmou que a prioridade da equipe é mesmo a Libertadores, e relembrou a partida contra o Corinthians, onde poupou cinco jogadores em um jogo difícil. Tudo para focar no sonho continental.


- Há muitos anos que o Botafogo não chega em uma fase tão importante da Libertadores, e o nosso investimento não foi para fazer frente em todas as competições. A ente tem nossas limitações financeiras, o Carlos Eduardo faz um trabalho maravilhoso, vem organizando o clube em todos os segmentos. É um trabalho gradativo, lógico que se a gente tiver que escolher, vai escolher a Libertadores. Já fizemos isso contra o Corinthians, nós poupamos cinco jogadores. Você jogar contra o líder do campeonato, na sua casa com menos cinco é bem complicado. (...) A gente vai ter que, em horas, correr riscos em certas competições, a gente vai priorizar a Libertadores sim e isso não tem como esconder - considerou.


O Botafogo parte com boa vantagem na busca por uma vaga nas quartas de final do torneio, mas terá que esperar um mês para poder confirmar a classificação. O próximo confronto contra o time do Nacional será apenas no dia 10 de agosto. O jogo será no Nilton Santos, a partir das 19h15.


Fonte: Por SporTV.com/Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!