Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

Contato com familiares e todos os departamentos à disposição: a base do Botafogo durante a pandemia


O gerente geral da base alvinegra Tiano Gomes é o convidado especial do podcast GE Botafogo #44: "A gente tenta controlar o máximo possível para o bem-estar do menino e da família"



O departamento de futebol de base do Botafogo se reinventou nos últimos meses para orientar os jovens atletas alvinegros durante a pandemia do novo coronavírus. Com trabalhos online, o clube dá suporte além das atividades técnicas e táticas e coloca à disposição profissionais de nutrição, psicologia e assistência social.


Esse é o tema principal da edição 44 do podcast GE Botafogo. Os setoristas Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras entrevistaram o gerente geral da base do Botafogo, Tiano Gomes, que abordou os desafios trazidos pelo isolamento social e outros assuntos.


▶️👂 Clica aí e oução o podcast com Tiano Gomes, gerente da base do Botafogo.



Tiano Gomes, gerente geral da base do Botafogo — Foto: Divulgação/Botafogo



+ Preparo mental, físico e tático: sub-20 do Botafogo tem suporte completo durante pandemia



Base e pandemia

A primeira ação do departamento foi o contato com os responsáveis pelos jogadores. Nesse período de quarentena, o Botafogo considera fundamental a participação dos familiares na rotina dos garotos.


- A primeira coisa que a gente fez nas categorias sub 11, 12, 13 e 14 foi fazer uma live com os pais dos atletas. Só depois fizemos a live com os atletas. Na normalidade, as portas do Botafogo estão sempre abertas para os pais. No momento da pandemia, os primeiros a serem assistidos foram eles. Na 15 e na 17, estamos sempre entrando em contato com as famílias - afirmou Tiano Gomes.


"Se a família estiver bem, o menino vai estar bem".


Outra preocupação é com o acesso dos jovens à internet para que todos tenham o acompanhamento necessário. Mesmo com algumas dificuldades, o clube consegue orientar os atletas da base com um suporte completo.


- No momento, o sub-20 está com treinos online em todos os dias da semana. Nas outras categorias, há um treino por semana na live e eles recebem uma cartilha para a semana toda. Nessa live semanal, há participação dos departamentos do clube para dar assessoria. Até para o desenvolvimento cultural, intelectual, para não falar só de futebol e criar uma rotina. Além de manter o condicionamento.


+ Olho neles: conheça 6 promessas da base do Botafogo


- Temos três departamentos para dar atenção a todos os atletas: nutrição, psicologia e assistência social. Todos estão disponíveis independentemente das lives. Além das comissões técnicas, que também entram em contato com os atletas e as famílias. A gente tenta acompanhar, controlar o máximo possível para o bem-estar do menino e da família.


O Botafogo ainda não tem previsão para o retorno das categorias de base aos treinos presenciais, visto que nem o time profissional tem data marcada para tal. Assim, o clube trabalha com várias frentes para não ter surpresas quando a volta for autorizada.


No podcast, Tiano Gomes falou ainda sobre as obras no novo CT do Botafogo, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. O gerente não citou previsão para o início dos trabalhos no local, mas destacou que a proximidade entre base e profissional "vai ser muito importante". Veja abaixo outras questões abordadas pelo dirigente:


Contrato profissional com Matheus Nascimento



Botafogo negocia contrato profissional com Matheus Nascimento — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- O Matheus fez 16 anos em 3 de março. Tem um contrato de formação até o final de 2021. A gente já vinha conversando com a família há algum tempo. Dia 15 de março foi a última atividade, então a pandemia atrapalhou um pouco. Antes, a gente teve umas duas ou três reuniões. A expectativa é anunciar esse contrato o quanto antes.


Outras negociações em curso

- Iniciamos uma conversa com o João Vitor (Fubá) que também parou. Temos um protocolo bem feito sobre isso, com conversas transparentes. No momento certo, terão seus contratos feitos.


Discurso de Autuori pela valorização da base

- Ele não tem esse discurso, ele pratica isso. O Botafogo já tem um movimento de integração no futebol. Não é futebol profissional e de base, mas o futebol do Botafogo. O Autuori vem praticando isso, aproximando. Já participou de lives do time sub-20, quer saber das coisas, recebe relatórios... Além de ser um cara muito preocupado com a saúde de todos nesse momento.




Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!