Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Com espírito de grupo, Rafael agita vestiário do Botafogo e contribui com experiência



Contratado há dois meses, lateral-direito fez apenas três jogos, mas currículo pesado e amor pelo clube o credenciam para se tornar referência entre os companheiros



As 12 temporadas na Europa e a relação de amor com o Botafogo que vem desde o berço credenciam Rafael para ser uma das referências do elenco na temporada. Mesmo tendo feito apenas três jogos, nenhum como titular, o lateral-direito é peça importante nos bastidores e um dos símbolos do grupo na busca pelo acesso à Série A.


+ Oyama se emociona com prêmio: "Foi coisa de louco"



Anunciado há pouco mais de dois meses pelo Botafogo, pode-se dizer que Rafael contaminou o vestiário. No melhor dos sentido. A felicidade que ele exibe nas entrevistas e nas redes sociais por realizar o sonho de defender o clube do coração é a mesma que ele demonstra no dia a dia de trabalho.





Ainda fora de campo, Rafael tem impacto exaltado pelo clube — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Visto pela torcida como representante no vestiário, Rafael virou figura importante na relação com os botafoguenses, que se aproximaram mais do clube após a chegada do atleta. Com pouco tempo de casa, ele conseguiu se transformar também num vetor interno de motivação.


O humor contagiante já é uma característica própria da pessoa. Soma-se a isso a experiência na Liga dos Campeões e em ligas importantes do futebol europeu que contribui na troca com os colegas. Rafael participa ativamente da assimilação dos treinos junto ao grupo e, até mesmo pelo currículo diferenciado, ajuda na aplicação dos conceitos passados por Enderson Moreira.




Com apoio da família, Oyama supera lesões e vira destaque no Botafogo (https://ge.globo.com/video/com-apoio-da-familia-oyama-supera-lesoes-e-vira-destaque-no-botafogo-10024130.ghtml)



A paciência para esperar o momento de jogar é outro exemplo que Rafael dá aos companheiros. Depois de um período parado e a necessidade do recondicionamento físico, o lateral respeita a escalação dos colegas, dá força e se mostra bem resolvido com o banco de reservas nessa reta final de temporada.


Além da conduta positiva, o jogador é uma carta na manga da diretoria para atrair mais recursos na próxima temporada. Com a sequência maior de jogos que deve ter pela frente, a tendência é que a imagem do lateral seja explorada em campanha para arrecadação de receitas. O primeiro impacto foi aumento no número de sócios-torcedores desde a sua contratação.





Rafael conversa no treino com um dos jovens do elenco, Navarro — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Sobre o campo e bola, a avaliação da comissão é que ele cresce na adaptação ao futebol brasileiro, onde nunca jogou como profissional. Com o acesso encaminhado, a ideia é aproveitá-lo nesta reta final da Série B para que possa contribuir mais em 2022.


- O Rafael tem sido fundamental no vestiário. Ele é o nosso jogador com maior ênfase no mundo do futebol. Mas é de uma simplicidade e humildade. Ele está muito tranquilo. O que acontecer esse ano para ele já é muito positivo. E na próxima temporada ele vai conseguir iniciar a preparação, estar inteiro. A gente sabe que ele vai ajudar muito o Botafogo - disse Enderson em entrevista recente.


No último domingo, Rafael entrou no segundo tempo do clássico com o Vasco, que o Botafogo venceu por 4 a 0 em São Januário. Antes, ele havia jogado contra Sampaio Corrêa e Avaí, também saindo do banco de reservas. O lateral viaja com o grupo nesta quarta-feira para o jogo contra a Ponte Preta, às 19h de quinta-feira, em Campinas.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!