Páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Além dos gols: entenda a importância tática de Tiquinho Soares para o Botafogo



Além de definidor, o jogador é peça fundamental no modelo de Luís Castro ao abrir espaço para companheiros e ajudar a preparar jogadas



Artilheiro do time, referência técnica e líder no vestiário: Tiquinho Soares tem muitas versões no início avassador do Botafogo no Campeonato Brasileiro.


No duelo entre Botafogo e Cuiabá, nesta quinta, às 20h, ele quer mostrar mais uma faceta: a de ser um jogador extremamente tático e peça fundamental no modelo adotado pelo treinador Luís Castro.





Tiquinho Soares comemora gol contra o Fortaleza — Foto: Marcelo de Jesus


Leia mais:

+ Botafogo brinca com semelhança entre coreografia de Taylor Swift e comemoração de Tiquinho


Tiquinho é o um camisa 9 nato, muito definidor na área e que se movimenta bastante. Chama a atenção pela eficiência: precisa de apenas 75,8 minutos para participar de um gol, a maioria com poucos toques, como foi o primeiro tento na vitória sobre 2 a 0 no Fortaleza que garantiu o Fogão na liderança do Brasileiro.


Forte pivô: jogo de costas para o gol


Uma das principais características de Tiquinho é saber sair da área para abrir espaços aos companheiros, especialmente para quem chega de trás.


Ele faz isso de costas para o gol, normalmente segurando um defensor com os dois braços. Recebe a bola e prende, espera uns segundos até alguém chegar no espaço vazio. É o movimento de pivô, que tira um rival do lugar e abre espaço para as chegadas de Tchê Tchê ou de Carlos Eduardo. Veja na imagem:





Tiquinho sabe jogar de costas e prender a bola para quem vem de trás — Foto: Reprodução



Joga nas duas larguras do campo


Perceba que Tiquinho não sai da área com o intuito de pegar a bola de frente para ver o jogo, mapear e passar. Ele não é como Firmino, Messi e tantos outros considerados "falsos nove". Ele é um nove de mobilidade, que sai da área para prender e abrir espaço.


Além do pivô, Tiquinho sai da área para buscar os dois lados do campo. Ele não tem o drible de Júnior Santos, mas consegue segurar e passar para quem ultrapassa no lado. Isso faz com que o quarteto ofensivo do Botafogo troque de posição e confunda a marcação do adversário.


Também é usado por Castro para as bolas longas de Lucas Perri. Uma jogada manjada é o goleiro chutar para Tiquinho, que tira um zagueiro para o lado e abre espaço para os dois pontas. Veja na imagem:




Tiquinho joga nas duas larguras do campo — Foto: Reprodução



Luís Castro já elogiou Tiquinho por esses atributos e até assumiu que ele é um "9 ideal" dentro de sua visão de futebol:

Conheço o Tiquinho há muitos anos, do Vitória de Guimarães, do Porto. Sempre foi a pessoa que demonstra ser aqui. É um ser humano muito bom, um jogador de grupo e que percebe que só o trabalho pode levar a conquistas. Um exemplo para todos, a nível de valores humanos. E a nível de jogar, é um finalizador e que faz o que mais gosto em um posição 9, que é pivotear no último terço de campo e jogar na total da largura do campo. E faz as tarefas defensivas com rigor. Jogador de equipe, de grupo, de treino, excelente profissional.
— Luís Castro, após o jogo contra o Corinthians


Abafa no zagueiro quando o time defende


Como prende bem a bola, Tiquinho não volta tanto na marcação. Fica mais na frente para ser a referência dos lançamentos longos que são uma arma forte da equipe nesse Brasileirão. Quando o time marca a saída de bola do rival, aí é que ele participa defensivamente e dá um "abafa" no zagueiro rival, buscando diminuir o tempo de ação do rival.


Tiquinho sempre procura o zagueiro que está com a bola, não importa o lado. Veja na imagem:




Tiquinho: trabalha defensivamente para tirar o ângulo dos zagueiros — Foto: Reprodução


Não pense que todas essas versões de Tiquinho se mostram de forma única. Ele faz tudo isso no mesmo jogo. E ainda faz muitos gols para aumentar o favoritismo do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023.





Por Leonardo Miranda

Jornalista, formado em análise de desempenho pela CBF e especialista em tática e estudo do futebol

Fonte: GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!