Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Assim como em 2011, comentaristas apontam Santos como favorito à taça



Fluminense e Corinthians aparecem atrás do time de Neymar e Ganso nas preferências. Náutico e Portuguesa são citados por todos como rebaixados

Elencos fortes e regulares, craques, boas campanhas recentes e manutenção do grupo na janela de transferências. Esses são alguns dos fatores citados pelos comentaristas para apontar Santos, Fluminense e Corinthians como as equipes favoritas ao título do Campeonato Brasileiro, que começa no próximo sábado, dia 19 de maio. O Timão é o atual campeão, o Peixe faturou o Paulistão, e o Tricolor levou o Carioca. Os três também estão disputando as quartas de final da Taça Libertadores.
A convite do GLOBOESPORTE.COM, nove especialistas de vários cantos do país aceitaram a missão de elaborar uma tabela, mostrando como imaginam que ficaria a classificação do campeonato após a última rodada, do primeiro ao vigésimo colocado. É um desafio complicado, segundo eles, já que o principal torneio nacional tem registrado equilíbrio entre os times e muitas mudanças ao longo da competição, principalmente com a chegada da janela de transferências, alterada pela CBF de 1º a 31 de agosto para 20 de junho a 20 de julho.

No ano passado, por exemplo, nenhum dos participantes cravou o Corínthians como campeão. Curiosamente, o melhor palpite destinado ao Timão foi um quarto lugar. Santos e Cruzeiro, que dominaram as expectativas de título, terminaram o Brasileirão 2011 respectivamente nos 10º e 16º lugares.

- Parece muito fácil falar agora, vendo como os times estão. Mas a janela às vezes dá um tapa no tabuleiro da competição, vira o jogo, então tudo pode mudar. É que nem na Fórmula 1: você tem que ir para o box, precisa parar e ajustar seu carro. Quando você volta para a pista é que vai ver se vai continuar igual ou se vai mudar alguma coisa - disse Marvio dos Anjos, blogueiro do GLOBOESPORTE.COM.

Montagem - Neymar, Fred e Emerson Sheik (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Santos, Fluminense e Corinthians são os favoritos para os comentaristas
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Com os nove palpiteiros, uma classificação geral foi elaborada. Funciona da seguinte maneira: o primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo, 19, o terceiro, 18, e assim por diante, até o vigésimo, que leva um ponto. Deu Santos em primeiro lugar, com o Fluminense logo atrás, e o Corinthians, atual campeão, completando o pódio.

O Timão é seguido por Internacional, São Paulo e Vasco. Flamengo, Botafogo, Grêmio e Palmeiras vêm logo depois, completando os dez primeiros. Curiosamente, o Cruzeiro, que em 2011 era um dos favoritos, aparece apenas na 12ª colocação, logo atrás do Atlético-MG (veja ao final do texto os palpites de cada jornalista e a classificação geral em um infográfico).
Para o comentarista do PFC e da TV Bahia, Darino Senna, o Santos precisa superar a si próprio para ficar com o título. A vantagem do Peixe se dá, na opinião dele, pela presença de dois jogadores.

Com Neymar e Ganso, os maiores adversários do Santos estão na própria Vila Belmiro"
Darino Senna, comentarista do PFC e da TV Bahia


- Com Neymar e Ganso em grande fase, os maiores adversários do Santos estão na própria Vila Belmiro - a falta de peças de reposição e a desmotivação em caso de conquista da Libertadores. Se conseguir superar esses "rivais internos", o Santos de Neymar leva a única taça nacional que lhe falta - apostou.
O blogueiro Ayrton Baptista Junior, que comanda o Blogueiros & Barangas, do GLOBOESPORTE.COM/Paraná, faz coro ao outro palpiteiro.
- Santos e Fluminense só não estarão entre os primeiros se a depressão ou a euforia pós-Libertadores contaminá-los – relatou.
Já o comentarista da RBS, do Rio Grande do Sul, e blogueiro do Vida Real, Mauricio Saraiva, que apostou no Timão como campeão, exaltou a manutenção do trabalho feito por Tite em 2011.
- O time de Tite tem como destaque o trabalho coletivo, a regularidade e a solidez defensiva, qualidades que levaram o Corinthians à conquista do Brasileirão 2011. Todos estes atributos estão mantidos, a começar pelo comandante - relatou.
Na zona da degola, houve alguns times apontados por todos os jornalistas, como Náutico, que aparece mais vezes na lanterna, e a Portuguesa. No geral, além desses dois, Sport e Atlético-GO seriam os outros rebaixados. Para o comentarista da TV Globo Nordeste Lúcio Surubim, a dificuldade do clube pernambucano se dará por ter um time ainda em formação.
- O Náutico vai ter muita dificuldade, principalmente no início, com o time em formação e depois vai ter que contar muito com a sorte para fugir do rebaixamento. Lembrando que o campeonato é longo, e muita coisa mudará - concluiu.

Confira abaixo os palpites dos comentaristas e a classificação geral:

Info Palpites Comentaristas 16-05-12 (Foto: Infoesporte)


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!