Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Na mira de europeus, Gilberto fica mais longe de renovar com Botafogo


Lateral-direito estuda proposta do Alvinegro, mas é observado por italianos nos dois últimos jogos da equipe no Estádio Nilton Santos




No próximo sábado, Gilberto enfrenta o Macaé, pela nona rodada da Série B, e dois dias depois se apresenta à seleção brasileira para o período de preparação para os Jogos Pan-Americanos. Após o torneio a ser realizado em Toronto, no Canadá, porém, o futuro do lateral-direito é incerto. O jogador de 22 anos, um dos destaques do Alvinegro na temporada, é alvo de clubes europeus e, como seu contrato com o clube termina em dezembro, são cada vez menores suas chances de permanência em General Severiano.

Nos dois últimos jogos do Botafogo no Estádio Nilton Santos – contra Mogi Mirim e Boa Esporte –, Gilberto foi observado por italianos. Seus agentes também foram procurados por espanhóis e portugueses, que se mostraram impressionados com a boa forma do lateral. Ao mesmo tempo, o Alvinegro já fez uma proposta formal de renovação de contrato e espera uma resposta. Na primeira semana de julho começa o período de transferências nos principais países da Europa.

Gilberto em ação pelo Botafogo contra o Boa Esporte, na última sexta-feira, quando foi novamente observado por italianos no Estádio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Como o vínculo com o Botafogo vai até dezembro, Gilberto pode, a partir de 1º de julho, assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. O Alvinegro é dono de 50% de direitos econômicos, mas, em princípio, não receberia nada por uma transferência, já que sua porcentagem foi dada como garantia a credores por empréstimos em anos anteriores. A outra metade dos direitos é do CFZ, clube formador do atleta, que chegou ao Botafogo na categoria juvenil.

Em janeiro, Botafogo e MFD – grupo de investimento que detém os direitos de Gilberto – chegaram a falar sobre renovação, mas as conversas não avançaram. Nas últimas semanas as duas partes retomaram o assunto, com a diretoria alvinegra fazendo uma proposta concreta pela renovação. O jogador e seus empresários ainda estudam o documento, mas também ouvem os demais interessados.

Gilberto foi um dos poucos jogadores que se salvaram no empate em 1 a 1 com o Boa Esporte, na última sexta-feira. Foi do lateral a jogada e o cruzamento perfeito para o gol de Rodrigo Pimpão. Após a partida, o técnico René Simões falou sobre o fato de perder o jogador para a seleção brasileira nas próximas semanas:

- Temos feito nos treinos algumas simulações para quando o Gilberto não estiver aqui. Mas primeiro vamos curtir enquanto ele está, isso ainda não está tirando meu sono. É algo que acontece com todo mundo. Não tem jeito, temos que trabalhar com isso.

Caso a Seleção chegue até a final do torneio de futebol do Pan, Gilberto será ausência até, no mínimo, 26 de julho, data da decisão da medalha de ouro. Mas com a janela europeia de transferências aberta, o Botafogo corre o risco de ver sua joia sair voando.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!