Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Matemático diz que Botafogo precisa de menos de 30 pontos para subir


Tristão Garcia aponta que Botafogo precisa alcançar a marca de 65 pontos para retorno à elite do Brasileiro. Se repetir desempenho parecido com o do primeiro turno, time subirá



Botafogo está bem na Série B e vem de
vitória como visitante (Foto: Mourão Panda)
A torcida do Botafogo tem bons motivos para acreditar na volta do clube à elite do Campeonato Brasileiro. Ao fim do primeiro turno da Série B, no sábado, o Glorioso atingiu a marca de 36 pontos. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Glorioso precisa atingir os 65 pontos para garantir o retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Ou seja, faltam apenas 29 pontos.

– O Botafogo está bem. O time conquistou uma vitória fundamental diante do América-MG e e terminou o primeiro turno com boa pontuação. Para se ter uma ideia, a equipe precisa de menos pontos do que os já foram conquistados para subir. Só não pode relaxar – comentou Tristão.

Neste returno da Série B do Brasileiro, o Glorioso fará mais jogos em casa: serão dez partidas no Estádio Nilton Santos e outras nove longe do Rio de Janeiro. Ou seja, o time pode subir sem nem sequer precisar de pontos fora da Cidade Maravilhosa. Com um bom aproveitamento em seus domínios, o Alvinegro dará um enorme passo para voltar à Primeira Divisão. No entanto, matematicamente isso é quase improvável.

– É claro que o time vai ter de pontuar fora de casa, pois não deve conseguir vencer todos os jogos no Rio. Arrancar pontos fora é o mais importante num campeonato pontos corridos quando se pensa em subir na tabela – explicou o matemático.

De acordo com o matemático da Academia LANCE!, o Glorioso tem hoje 78% de chances de conseguir voltar à elite do Brasileiro ao fim desta temporada. O número só é menor do que o do líder Vitória, que tem 82% de probabilidades de disputar a Série A no próximo ano. O time baiano tem apenas um ponto a mais do que o Alvinegro, porém também tem uma vitória a mais.


É POSSÍVEL SUBIR COM MENOS PONTOS

O matemático Tristão Garcia explicou que os 65 pontos garantirão o acesso à Série A. No entanto, ele também explicou que é possível voltar à elite do futebol brasileiro com ainda menos pontos. Isso, porém, depende do desenrolar do campeonato e não há certeza sobre o que pode acontecer.

– É possível um time subir com menos de 65 pontos. Esta marca garantirá o acesso – afirmou Tristão.

Em 2007, neste mesmo formato de competição, o Vitória conseguiu o acesso com apenas 59 pontos. Contudo, na maioria das vezes, os clubes subiram com 63 pontos.

PONTUAÇÃO DE TÍTULO É MAIOR

O Botafogo deixa claro que o objetivo principal neste ano é garantir a volta à elite do futebol brasileiro. Depois, os jogadores vão pensar no título. No entanto, se o time quiser se antecipar e já mirar o caneco, é bom tentar atingir a média de dois pontos por rodada. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o campeão da Série B deve atingir a marca dos 76 pontos.

– Com essa pontuação, a média seria de dois pontos por jogo. O segundo colocado não consegue alcançar os 76 pontos. O Vitória está próximo desta média de dois pontos – disse.


Leia mais no LANCENET! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!