segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Com 97% de chances de acesso, Botafogo tenta conter a ansiedade


Rodada do fim de semana ajuda, e clube carioca fica ainda mais próximo do retorno à elite. Com mais quatro vitórias, Alvinegro praticamente asseguraria vaga no G-4




O futebol não vem enchendo os olhos, mas o fato é que o Botafogo se aproxima cada vez mais do retorno à Série A. A 11 rodadas do fim, a vantagem para o Santa Cruz – 5ª colocado – é de oito pontos. Com a vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Boa Esporte, o Botafogo chegou a 52 pontos e tem agora 97% de chances de subir, segundo o matemático Tristão Garcia. O desafio, agora, é conter a ansiedade com a proximidade da volta à elite.


- Os resultados estão sendo favoráveis, mas estamos pensando jogo a jogo, pensando em fazer bons jogos. Consequentemente, o acesso à Série A e o título virão. A ansiedade bate, mas não podemos deixá-la tomar conta, até porque pode atrapalhar. Temos que pensar jogo a jogo e nas vitórias. O acesso virá naturalmente – destacou Fernandes, autor do gol da vitória sobre o Boa Esporte. 

Retorno do Botafogo à Série A está cada vez mais próximo (Foto: Felipe Oliveira / Agif / Estadão Conteúdo)
De acordo com Tristão Garcia, o clube que somar 64 pontos praticamente garante vaga na Série A. A última rodada, na opinião do matemático, foi excelente para o clube carioca.


- O Botafogo deu um passo muito importante. Independente de como jogou, o resultado fora de casa foi importantíssimo. A rodada foi muito boa para o Botafogo. Quase todos perderam lá em cima. Depois dessa rodada, quem chegar a 64 garante o acesso. É a pontuação para garantir vaga – afirmou Tristão Garcia.


Nos últimos anos, clubes com pontuação abaixo de 64 pontos conseguiram acesso à Série A. No ano passado, por exemplo, o Avaí subiu com 62. Em 2012, foi a vez de o Figueirense subir com 60.


- São pontuações possíveis, mas não são garantias de acesso - resume Tristão Garcia.


O Botafogo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, às 17h30. Na terça, às 19h, o time recebe o Macaé, no Nilton Santos. O Alvinegro lidera a Série B com 52 pontos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE