sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Lizio? Octávio faz três gols e rouba a cena no 5º dia de treino do Botafogo


Meia brilha em "rachão" que teve laterais artilheiros e a volta triunfal de Lucas Zen





Octávio foi o grande destaque do "rachão" final
com três gols (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Damián Lizio segue sendo a maior atração dos torcedores que foram a General Severiano ao longo da semana assistir aos primeiros trabalhos do Botafogo em 2016. Mas o meia boliviano ainda aparenta estar em fase de adaptação. Ele até balançou a rede no treino de finalização, mas ficou apagado na parte final da atividade, quando foram disputadas uma espécie de vários "rachões" com quatro times divididos com seis jogadores cada. A regra era clara: máximo de dois toques na bola, três minutos de duração - depois diminuiu para dois - e dois gols decretava vitória antes de acabar o tempo. Quem roubou a cena foi Octávio. O meia de 22 anos marcou três vezes no último duelo, que por ter sido no apagar das luzes cumpriu o tempo normal em vez de ter terminado ao sair o segundo gol.


Outro fato que chamou a atenção dos torcedores presentes foi um gol de Lucas Zen. O volante, afastado no ano passado e que chegou a acionar o clube na Justiça, mas a ação não foi adiante, vem treinando normalmente com o grupo em 2016. O zagueiro Emerson, cria da base, também fez um, e os laterais Diego e o recém-contratado Diogo Barbosa foram outros a estufar a rede. Os times foram formados da seguinte maneira:


Sem colete: Renan Fonseca, Diogo Barbosa, Diérson, Octávio e Fernandes

Laranja: Emerson, Leandrinho, Aírton, Jean e Lucas Zen

Amarelo: Emerson Silva, Igor Rabello, Marcinho, Gegê e Luís Henrique

Verde: Carli, Diego, Rodrigo Lindoso, Lizio e Neilton


Pela manhã, o trabalho apenas físico, mas de menos esforço. Na primeira parte, Ricardo Gomes somente observou o elenco em corridas curtas e alongamentos. Na segunda, os jogadores fizeram treino com bola, ocupando metade do campo e com os goleiros atuando nas laterais do gramado. Gervasio Núñez e Bruno Silva, liberados para resolverem pendências de suas transferências, foram ausências pelo segundo dia seguido, mas são aguardados de volta neste sábado.


Gerente de futebol do Botafogo, Antônio Lopes continua acompanhando os treinos de perto, mesmo após a demissão de Ademar Braga, supervisor e seu braço direito no clube. Segundo o presidente Carlos Eduardo Pereira, o motivo oficial pelo desligamento foi "reorganização" do departamento de futebol. Ainda não se sabe se outra pessoa será contratada para o cargo. Desde que chegou ao Alvinegro, no fim de 2014, Braga esteve próximo outras vezes de ser mandado embora, mas Lopes e o ex-vice de futebol Antônio Carlos Mantuano evitaram.


O Botafogo volta a treinar na tarde deste sábado, após a apresentação oficial do elenco para a torcida. O grupo ganhará folga no domingo, e na segunda-feira a delegação embarca para o local da pré-temporada: o Alvinergo ficará concentrado de 11 a 22 de janeiro no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo e a 70 km da capital Vitória. A estreia do clube no Campeonato Carioca será no dia 31, contra o Bangu em Moça Bonita.


Por Thaís Jorge e Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE