Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2016

Convencer sem vencer: Botafogo vive momento inverso na Taça Guanabara


Mesmo atuando bem, time ganhou só um em três jogos. Preparado psicologicamente para primeira derrota, Alvinegro tem confiança inabalada após perder invencibilidade






Esqueça aquele time que vencia e não convencia. Se na primeira fase do Campeonato Carioca o Botafogo ficou marcado por vitórias sem boas atuações, agora, na Taça Guanabara, o Alvinegro vive situação oposta: quando agradou, não ganhou. Foi assim em duas das três rodadas até aqui. A equipe de Ricardo Gomes fez sua melhor apresentação no estadual contra o Fluminense, mas sofreu o gol do empate por 1 a 1 no minuto final no Raulino de Oliveira, e também foi superior ao Vasco, apesar da derrota por 1 a 0 no último domingo em São Januário (veja os melhores momentos no vídeo acima). Foi o primeiro revés do clube na competição.

Números de finalizações:

Vasco 7 x 15 Botafogo
Fluminense 8 x 14 Botafogo


O Botafogo já estava psicologicamente preparado para a possibilidade de perder a invencibilidade. Ao longo das últimas semanas, os jogadores afinaram o discurso. Diziam saber que uma hora iriam perder, mas que nem por isso precisariam jogar todo o trabalho por água abaixo. A hora chegou, e o discurso casou com o desempenho em campo. Nos dois clássicos, finalizou praticamente duas vezes mais do que os rivais. A confiança alvinegra seguiu inabalada, assim como a convicção do treinador no esquema com três volantes e só um atacante de ofício. Para o comandante, falta acertar a mira para transformar o domínio em gols. Diante do Vasco, por exemplo, Emerson acertou o travessão, e Bruno Silva e Carli perderam chances claras de cabeça na pequena área.

Com quatro finalizações, Salgueiro foi quem mais tentou o gol diante do Vasco (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Mas ao ser questionado se a boa atuação do time ameniza a sensação da derrota, Ricardo Gomes não concordou e citou a necessidade de voltar a vencer logo. Apesar de não abaterem o grupo, os recentes resultados pressionam o Botafogo na tabela. Restando só quatro partidas, o Alvinegro é o quarto colocado com quatro pontos e, se não ganhar do Volta Redonda na próxima rodada, correrá o risco de sair do G-4, zona de classificação para a semifinal do Carioca.

Na quarta temos que ganhar e bem. Jogamos de igual para igual, um pouco melhor o Botafogo. Temos que pensar na quarta, uma vitória convincente. (...) Mas estou bastante confiante nessa forma de jogar, temos que traduzir isso em gols"
Ricardo Gomes, técnico do Botafogo


- Ameniza até a página quatro. Na quarta-feira temos que ganhar e bem. Jogamos de igual para igual, um pouco melhor o Botafogo. Temos que pensar na quarta, uma vitória convincente. (...) Mas estou bastante confiante nessa forma de jogar, temos que traduzir isso em gols - afirmou o treinador, que elogiou o próximo adversário do Alvinegro.


O Botafogo se reapresenta na tarde desta segunda-feira em General Severiano e se prepara para enfrentar o Volta Redonda, vice-líder com seis pontos, às 19h30 (de Brasília) desta quarta, em São Januário.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!