Páginas

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Saída, chegadas, voltas e vaga... O que mudou desde o 1º jogo contra o Nacional?


Durante pouco mais de um mês da partida em Montevidéu, clube perdeu Camilo, contratou reforços, viu Jefferson e Luis Ricardo voltarem, teve altos e baixos no Brasileiro e brilhou na Copa do Brasil



Não é novidade que o mundo do futebol é dinâmico. Na atual temporada, no entanto, com um calendário insano, um mês pode proporcionar muitas mudanças. Ou alguém imaginaria que o Botafogo chegaria ao jogo de volta contra o Nacional sem Camilo? Ou que Valencia e Brenner seriam novas opções de Jair?


Com 35 dias de distância para o jogo de ida, o Botafogo volta a campo pela Libertadores nesta quinta-feira. A vantagem é boa (vitória por 1 a 0 em Montevidéu), a base titular é a mesma, mas a equipe de Jair Ventura chega à partida decisiva com algumas mudanças de nomes e cenários.


Breve passagem pelo G-6



Gol Roger Fluminense x Botafogo - Campeonato Brasileiro 2017 (Foto: André Durão)


O cenário no Brasileirão é semelhante. No início de julho, o Botafogo era o 10º colocado, com 15 pontos. Hoje, nove rodadas depois, o Alvinegro está em 11º, com 25 pontos.


Durante o período, no entanto, o time de Jair chegou a entrar no G-6 (zona de classificação para a Libertadores) na 14ª rodada e passou outras três rodadas em sétimo. Entretanto, derrotas em casa para São Paulo e Palmeiras e a sequência de cinco jogos sem vitórias no Brasileirão derrubaram o Botafogo na tabela.


Vaga na Copa do Brasil



Os gols de Botafogo 3 x 0 Atlético-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil


Se o período foi de altos e baixos no Brasileiro, na Copa do Brasil o Botafogo só teve motivos para comemorar. O Glorioso conseguiu reverter a vantagem do Atlético-MG (1 a 0 em Belo Horizonte) com uma bela vitória por 3 a 0 no Nilton Santos. O resultado garantiu o Alvinegro nas semifinais após nove anos. A partir da próxima semana a equipe de Jair duela com o Flamengo por uma vaga na decisão.


Camilo


Sem espaço, Camilo aceitou proposta do Inter e deixou o Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SSPress)


Foi justamente contra o Nacional, em Montevidéu, que Camilo perdeu definitivamente espaço. Na ocasião, Jair surpreendeu e optou por Matheus Fernandes. O que ninguém imaginava é que o antigo camisa 10 não estaria mais no elenco no jogo de volta.


Preterido da equipe titular, Camilo decidiu buscar novos ares e aproveitou o interesse do Inter para deixar o Rio de Janeiro. Com o jogador em baixa, o Botafogo não viu motivos para se esforçar para mantê-lo e aceitou a vinda de Brenner na negociação.


Jefferson x Gatito

Curiosamente, Gatito machucou no primeiro jogo contra o Nacional e abriu brecha para Jefferson retornar aos gramados após 13 meses afastado por conta de lesão no braço. A volta, contra o Atlético-MG, foi triunfal, com direito a defesa de pênalti.



Alternância de lesões vem adiando decisão sobre quem será o titular do gol do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


Foram seis jogos seguidos até Jefferson sofrer um edema na coxa. A lesão coincidiu com a volta de Gatito do departamento médico. O paraguaio participou dois últimos três jogos e deve ser o titular contra o Nacional. Até o momento, Jair não teve de optar por um dos dois.


Arnaldo fora; Luis Ricardo recuperado



Luis Ricardo retornou aos gramados após 10 meses (Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)


Titular no jogo de ida, Arnaldo praticamente não jogou após a partida de Montevidéu. Devido à lesão muscular na coxa contra o Sport, em 17 de julho, o lateral ficou no departamento médico. Ele iniciou a transição na semana passada e já está liberado para a preparação física. Luis Ricardo, que estava há 10 meses parado por conta de lesão, retornou na vaga. Fica a pergunta: quem joga contra o Nacional?


Emerson Silva x Igor Rabello

Arnaldo deixou o time por lesão. Emerson Silva, por opção. Titular no jogo de ida no Uruguai, o zagueiro perdeu a posição para Igor Rabello. Os dois, no entanto, vêm travando uma boa disputa na zaga. Não está descartado o retorno do mais experiente na quinta-feira.


Reforços



Leo Valencia é uma das novas opções do Botafogo, mas deve começar no banco contra o Nacional (Foto: Twitter Botafogo)


No período entre o primeiro e o segundo jogo, o Botafogo enfim encerrou sua busca por reforços. O Alvinegro venceu a disputa com o Vasco e fechou com o chileno Leo Valencia. Envolvido na troca por Camilo, Brenner chegou por empréstimo do Inter até o fim de 2018. Nenhum dos dois deve começar contra o Nacional, mas são novas opções para Jair.


Fonte: GE/Por Felippe Costa e Marcelo Baltar, Rio de Janeiro
<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!