Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Botafogo aproveita jogos fora do Rio para "importar" melhorias



Equipe multidisciplinar visita instalações de outros clubes para planejar novas práticas



O Botafogo segue seu processo de estruturação desde que virou uma SAF. Enquanto o Brasileirão está em andamento e o clube não pode "parar tudo" para se organizar, uma equipe multidisciplinar aproveita o curso do campeonato para conhecer práticas implementadas em outros clubes para, quem sabe, "importar" as ideias para General Severiano.


+ Breno machuca o joelho em treino do Botafogo e passará por cirurgia


Na tarde que antecedeu a partida contra o Bragantino - que terminou com vitória carioca por 1 a 0 -, profissionais do Botafogo visitaram as instalações do clube de Bragança Paulista. Lá, André Mazzuco, diretor esportivo alvinegro, tem praticamente trânsito livre, já que participou do projeto de implementação da franquia austríaca no Brasil entre dezembro de 2015 e abril de 2017.


+ Botafogo é cauteloso com Rafael e espera lateral para agosto


A conexão com os clubes tem a intenção de apresentar o maior número de cenários possível aos profissionais de Infraestrutura e Operações do Botafogo. A equipe, inclusive, ainda está sendo montada, e as visitas ajudam na identificação das necessidades alvinegras em áreas que ainda não são estruturadas.





André Mazzuco, do Botafogo, junto com profissionais do América-MG — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Para se ter uma ideia, em Bragança foram observados processos como credenciamento, organização de orientadores e seguranças, gandulas, bilheteria e protocolos da CBF. Quem visita as instalações dos adversários (que, neste processo, viram aliados) busca inovações em clubes tradicionais, que já consolidaram essas práticas.

+ Análise: apesar da vitória, Botafogo sofre para sair jogando; bola aérea preocupa


Até agora, a equipe alvinegra já visitou, por exemplo, as estruturas do Inter, em Porto Alegre, do Palmeiras, em São Paulo, do América-MG, em Belo Horizonte, e do Athletico-PR, em Curitiba - quando o time de Luís Castro enfrentou o Coritiba, pelo Brasileirão.


Estruturação é "fora" do futebol, mas não só isso

Com as visitas, as áreas de Operação e Infraestrutura são abastecidas de informações que ajudam o Botafogo a montar um projeto que se adapte à realidade do clube. Áreas como a de recursos humanos e a de direito desportivo também estão sendo estruturadas, e novos profissionais são avaliados.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


O departamento de futebol também passa por processo semelhante. Depois de preencher a vaga de executivo de futebol com a contratação de Pedro Moreira, que tem experiência na função pelo Cruzeiro e na CBF, o Botafogo procura um coordenador para a área de performance - que abrange, basicamente, os profissionais de saúde envolvidos no dia a dia dos atletas: fisiologistas, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!