Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Atrás de atacantes, Botafogo não tem muitas opções no mercado




Com janela internacional fechada, Alvinegro deve recorrer a nomes pouco usados na Série A ou destaques nas divisões inferiores



Neto Berola, Zé Carlos e Deivid (Fotos: Gil Leonardi, Fernando Ribeiro/Futura Press e Alexandre Loureiro)
Neto Berola, Zé Carlos e Deivid: opções de um
mercado limitado (Fotos: Gil Leonardi, Fernando
Ribeiro/Futura Press e Alexandre Loureiro)
Antes do começo do segundo turno do Brasileirão, o Botafogo corre contra o tempo para trazer reforços para o ataque. Sem um atacante de ofício, grande ausência do elenco no momento, o clube deve observar nomes alternativos, segundo as limitações atuais do mercado.

A missão de trazer um jogador de ponta deve ser difícil, já que a janela de transferências internacionais se fechou, e a maioria dos atacantes da Série A do Brasileiro já disputaram sete jogos, limite que impede que os mesmos troquem de equipe.

Assim, resta ao Alvinegro buscar nomes pouco aproveitados nos elencos da Primeira Divisão, ou mesmo caçar talentos nas Séries B e C, onde alguns atacantes – alguns até conhecidos do torcedor em geral – vêm se destacando. O LANCENET! apresenta uma lista com algumas opções mais famosas entre os disponíveis.

Entre os atletas livres na Série A, por exemplo, se destacam o atacante Deivid, que disputou apenas seis jogos pelo Flamengo na competição nacional, e Neto Berola, que só jogou uma vez no ano pelo Atlético-MG, inclusive contra o próprio Botafogo, há dez dias, quando fez o gol da vitória do Galo diante do Glorioso.
Entre os que atuam na Série B, o limite de jogos não existe, o que aumenta o leque de opções. Na Segunda Divisão, destaque para Zé Carlos, ex-Cruzeiro e Portuguesa, e que agora é artilheiro com o Criciúma, com 18 gols marcados no campeonato.

Até a Série C tem nomes que podem ser mais viáveis à diretoria, como Dênis Marques, do Santa Cruz. Ex-Flamengo e Atlético-PR, o atacante já marcou sete vezes este campeonato pelo clube do Recife.
- Na Série A:
Deivid (Flamengo)
Idade: 32 anos
Jogos: 6
Situação no time: Reserva
"Encostado" no Flamengo, não tem tido muitas chances com a boa fase de Vagner Love e tendo como concorrentes Liedson e o recém-chegado Adriano. Está no limite de jogos que lhe permite trocar de time na Série A.
Neto Berola (Atlético-MG)
Idade: 24 anos
Jogos: 1
Situação no time: Reserva
Lesionado desde o começo do ano, só disputou uma partida no Campeonato Brasileiro: justamente contra o Botafogo. Por ironia do destino, foi dele o gol da vitória atleticana, por 3 a 2.
Marcel (Coritiba)
Idade: 30 anos
Jogos: 3
Situação no time: Reserva
Atacante de bom porte físico, tem as características de um autêntico camisa 9. No Coxa, está se recuperando de lesão. Coleciona passagens por clubes como São Paulo, Vasco e Benfica (POR).
Magno Alves (Sport)
Idade: 36 anos
Jogos: 4
Situação no time: Reserva
Veterano atacante, está relegado ao banco de reservas em Pernambuco. Matador nato, viveu seus melhores momentos com a camisa do Fluminense, há uma década, quando chegou à Seleção Brasileira.
Rafael (Bahia)
Idade: 20 anos
Jogos: 4
Situação no time: Reserva
Jovem aposta, vem das categorias de base do clube de Salvador. Outro que não tem muito espaço no Tricolor Baiano, especialmente por enfrentar uma dura concorrência. É um jogador com boa altura e porte físico.
- Na Série B:
Mota (Ceará)
Idade: 31 anos
Gols: 10
Ídolo no Vozão, Mota vive grande momento pelo time cearense. Vice-artilheiro da Série B, faz o estilo cerebral. Embora não seja um grandalhão, sabe se movimentar e é um trunfo em outras posições do ataque.
Lima (Joinville)
Idade: 29 anos
Gols: 10
Pouco conhecido dos torcedores do restante do Brasil, Lima teve destaque no Sul do país. Agora no Joinville, lidera o Tricolor Catarinense na Série B, onde o clube está em terceiro. Chegou a jogar com Alex, então emprestado pelo Bota.
Schwenck (Guarani)
Idade: 33 anos
Gols: 8
Ex-jogador do Botafogo, por onde atuou em 2004, fez sucesso posteriormente por outros clubes brasileiros, como Vitória, Figueirense e Goiás. Bom no cabeceio, tem presença de área e está em boa fase.
Itamar (Ceará)
Idade: 32 anos
Gols: 6
Teve passagem apagada pelo Flamengo no começo do ano. Sem jogar uma partida oficial, acabou indo para o Ceará. Também não chega a ser um grandalhão, mas tem boa mobilidade para sua idade.
Fábio Júnior (América-MG)
Idade: 34 anos
Gols: 4
Veterano atacante, com passagens por Cruzeiro e Roma-ITA. Jogou todas as partidas do Coelho na Série B deste ano. Alto e forte fisicamente, é um bom cabeceador, tem bom chute e é um exímio cobrador de pênaltis.
Iarley (Goiás)
Idade: 38 anos
Gols: 3
Embora muito experiente, tem técnica e boa capacidade de finalizar. Há anos no Goiás, está perto de encerrar a carreira. Teve passagens relevantes por Internacional - foi campeão mundial em 2006 - e Paysandu.
Alessandro (América-MG)
Idade: 30 anos
Gols: 3
No futebol carioca, atuou pelo Fluminense, sem muito brilho. No próprio América-MG, obteve muito mais destaque. Rápido, é um jogador que se apresenta bem na grande área, além de tentar armar jogadas.
Robert (Ceará)
Idade: 31 anos
Gols: 1
Grandalhão, tem força física e bom chute. Passou por Palmeiras, Cruzeiro, Bahia, PSV-HOL e Bétis-ESP. No entanto, não tem feito muitas partidas pela equipe cearense até o momento.
Soares (América-RN)
Idade: 27 anos
Gols: 2
Tem boa presença de área, embora não seja titular frequente do clube natalense. Começou a aparecer bem pelo Figueirense, e ainda teve passagens por Fluminense, Cruzeiro e Grêmio.
Lúcio Maranhão (ASA)
Idade: 23 anos
Gols: 9
Vice-artilheiro do futebol brasileiro no ano (34 gols), pode ser uma das opções mais válidas. Ainda jovem, é alto e atravessa grande momento pelo time alagoano, que vive situação complicada na tabela (é o 15º).
Marcelo Nicácio (Vitória)
Idade: 29 anos
Gols: 1
Outro atacante de área. Criado no rival Bahia, passou ainda pelo Ceará. Não é dos mais altos (1,75), mas é forte fisicamente. Tem sido destaque em algumas partidas recentes do Vitória.
- Na Série C:
Dênis Marques (Santa Cruz)
Idade: 31 anos
Gols: 7
Vice-artilheiro da Série C, é outro que se encaixa no perfil de um camisa 9 interessante. Passou por clubes como Flamengo e Atlético-PR. Bom nas finalizações, é o melhor jogador do clube Coral na temporada.


Gabriel Andrezo e Walace Borges Leia mais no LANCENET! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!