Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Oito jogadores do Bota estouram idade de juniores no ano que vem


Com Gabriel como destaque, grupo ainda tem Fabiano, Elber, Medeiros, Jeferson e uruguaio Tellechea. Vinícius não deve ficar, e Dagostin está fora



Gabriel assume posição de titular no Botafogo
(Foto: Luciano Belford/ Futura Press)
Em todo começo de temporada há jogadores que acabam sendo obrigados a fazer parte do grupo profissional por não terem mais idade para integrar os juniores. O Botafogo já tem uma lista de oito nesta situação (nascidos em 1992) e todos estão com suas situações pré-definidas. O principal deles é o volante Gabriel, que se firmou como titular do time principal este ano e renovou contrato até o fim de 2015. Ele está garantido como uma das peças importantes para 2013.

Além de Gabriel, outros três jogadores que estouram a idade contam com contratos longos para, pelo menos, fazerem parte do grupo. O volante Fabiano, com compromisso até o fim de 2014, e o meia Jeferson, que tem contrato até o fim de 2015, já treinam com os profissionais. Já o uruguaio Tellechea, vinculado até setembro de 2014, ficou no banco de reservas na final da Taça Otávio Pinto Guimarães, disputada domingo.

Mais quatro jogadores que nasceram em 1992 terminam seus contratos no fim do ano com o Botafogo. Destes, o atacante Dagostin já foi liberado. O zagueiro Vinícius ainda integra os juniores, mas não faz parte dos planos da diretoria para 2013. Já os volantes Elber e Bruno Medeiros terão seus compromissos renovados por mais um ano.

Gabriel é exemplo de que, muitas vezes, o desempenho em campo pode superar expectativas. Ele foi incorporado aos profissionais no começo do ano por não ter idade para disputar a Taça São Paulo de Futebol Júnior, que era Sub-19 e voltará a ser Sub-20 em 2013. Utilizado como lateral-direito na maior parte do primeiro semeste, ele ganhou uma chance como volante titular no começo do segundo turno do Brasileiro e não saiu mais do time.

- Espero ganhar o Carioca e depois entrar forte no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil para a gente fazer um ano bom e quem sabe conseguir a classificação para a Taça Libertadores - disse Gabriel, em entrevista à Rádio Brasil, que será titular mais uma vez no clássico com o Flamengo, sábado, no Engenhão, pela última rodada do Brasileiro.

Outro na mesma situação é o goleiro Luis Guilherme. No entanto, ele já está emprestado desde agosto ao Boavista, com contrato até 30 de abril de 2013, quando participará do Campeonato Carioca. Por isso, não faz parte da lista de jogadores que serão incorporados ao grupo por estourar a idade.

Além dos jogadores nascidos em 1992, outros destaques dos juniores poderão ser incorporados ao time principal para a realização da pré-temporada. O lateral-direito Gilberto, o volante Dedé, o meia Vitinho e o atacante Sassá estão entre os cotados. Este ano, ainda será disputado o Campeonato Brasileiro Sub-20, a partir do dia 6 de dezembro, no Rio Grande do Sul.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!