Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Eventual eliminação na Copa do Brasil pode levar o Botafogo à Sul-Americana


Possibilidade é remota, uma vez que Alvinegro teria de torcer por combinação de resultados, em caso de derrota para o Figueira. Por ora, clube não pensa na hipótese


Uma eventual eliminação da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, pode provocar uma situação curiosa. Dependendo de outros resultados na competição, um fracasso contra o Figueirense pode levar o Botafogo a disputar a Copa Sul-Americana, no segundo semestre.

Seria a oportunidade para o clube voltar a disputar um torneio internacional, após a decepção na Libertadores do ano passado, quando o Botafogo foi eliminado na fase de grupos. O técnico René Simões, no entanto, garante que sequer chegou a pensar na possibilidade, uma vez que a ideia é avançar na Copa do Brasil.

- Não penso nisso. Só penso no Figueirense e nessa sequência do Botafogo. Quero classificar, e espero que consiga. Não pensei nisso, não. Eu tenho por hábito sempre consultar a direção sobre as pretensões. Quando fomos contratados, a meta era chegar entre os quatro do Carioca. Claro que isso não estava escrito, mas se eu não conseguisse, seria demitido. Depois, o pedido era para ascendermos à Série A. Não foi pedido nada em relação à Copa do Brasil. Agora, foi dito para seguirmos nessa competição, tentar a classificação. Então, queremos passar para a outra fase - disse o técnico René Simões.

René Simões diz que não pensa em uma possível disputa de Sul-Americana do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
A combinação que levaria o Botafogo à Sul-Americana em caso de eliminação para o Figueirense não é fácil. O Brasil tem direito a oito vagas no torneio. A princípio, duas já têm donos, e outras seis estão em disputa. A CBF estabelece que as seis equipes eliminadas até a terceira fase da Copa do Brasil, com melhor classificação no Campeonato Brasileiro do ano anterior, disputam a Sul-Americana. Nesse caso, os quatro clubes que conseguiram acesso à Série A estão à frente dos times rebaixados para a Série B, caso do Botafogo.

Nesse panorama, Goiás, Joinville e Avaí, já eliminados da Copa do Brasil, estão à frente do Botafogo. Como há dois duelos entre equipes da Série A nessa fase (Coritiba x Ponte Preta, e Sport x Santos), outras duas vagas ficariam com os perdedores desses confrontos. Nesse caso, o Botafogo teria de torcer para Flamengo, Vasco, Palmeiras, Grêmio e Bahia avançarem na competição para ficar com a vaga restante.

Outra possibilidade seria torcer pelo Ceará contra o Tupi-MG. Campeão da Copa do Nordeste, a equipe de Fortaleza conquistou o direito de disputar a Copa Sul-Americana. No entanto, caso o Vozão avance na Copa do Brasil, mais uma vaga se abrirá na competição continental. A outra já definida é do Brasília, campeão da Copa Verde.

 
Por Chandy Teixeira e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!