Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Regulamento do Carioca 2016 prevê Vasco e Bota mandantes nos clássicos


Medida de Ferj beneficia campeão e vice do estadual de 2015. Flamengo e Fluminense fazem oposição à Federação e são criadores da Liga Sul-Minas-Rio





Rubens Lopes, presidente da Ferj e alvo de críticasda
 dupla Fla-Flu (Foto: Vicente Seda)
A briga nos bastidores entre Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a dupla Fla-Flu ganhou mais um capítulo. No regulamento do Campeonato Carioca de 2016, a Ferj incluiu uma cláusula na qual campeão e vice do estadual 2015 terão direito a mando de campo nos clássicos disputados. Ou seja: Vasco e Botafogo serão mandantes contra Flamengo e Fluminense, tendo o direito de escolher o lado que sua torcida ocupará no Maracanã. Nas semifinais e finais, o mando será da entidade.


Desde o começo do ano, Fluminense e Vasco travam uma briga pelo lado à direita das tribunas do Maracanã. Historicamente o Cruz-Maltino sempre ocupou o setor. Porém, quando o estádio passou a ser administrado pelo Consórcio Maracanã, o Tricolor, primeiro a assinar contrato, disse ter adquirido o privilégio. No Carioca de 2015, o clássico foi disputado no Engenhão, por conta da polêmica. Já no primeiro turno do Brasileirão, os tricolores ficaram à direita.


- Enfrentamos este tipo de conduta por parte da Federação no campeonato carioca deste ano e estamos agora enfrentando novamente em relação ao campeonato do ano que vem. Se não fosse assim, talvez Flamengo e Fluminense não estivessem tão distantes do processo político, da organização do futebol do Rio de Janeiro. São essas práticas que atrasam o futebol carioca. Não é uma gestão transparente, pelo contrário. É uma ditadura com intervencionismo contínuo. Não se permite um bom planejamento e trabalho na área comercial. Continuaremos com nossa postura de enfrentamento por um futebol mais serio e profissional - disse Peter Siemsen, presidente do Fluminense.


Em 2016, porém, o Maracanã será fechado nos primeiros meses do ano para os Jogos Olímpicos e é provável que os clássicos sejam realizados em outro estádio.


Fluminense e Flamengo se manifestam desde o início da temporada contrários à Ferj e não têm comparecido às reuniões da entidade. Os clubes, inclusive, estão entre os fundadores da recém-criada Liga Sul-Minas-Rio, que terá seu primeiro torneio realizado no primeiro semestre de 2016. Com isso, a tendência é que disputem com equipes alternativas o Carioca.


- Achei péssimo, mas não esperava nada diferente vindo de onde vem - disse Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo.

Abaixo os pontos polêmicos do regulamento:




Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!