Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

‘Eu sou um Loco lindo’, brinca Loco Abreu, astro do Botafogo






Botafogo é a extensão do Uruguai na geografia de Loco Abreu. Se o clima andou quente e o terreno, acidentado para cobranças de pênaltis, ainda assim ele está em casa, no colo da fiel torcida. Desistir de bater pênaltis? Só se o técnico mandar.

É verdade que brigou com Oswaldo?
Pedi para fazer um trabalho especial e disseram que briguei com o treinador. Isso é sacanagem, falta de ética e de respeito. Atiram a pedra e, se pega em alguém, beleza...

Sempre que faz três gols, você leva pra casa a bola do jogo...
É uma premiação da Fifa. O Messi e o Cristiano Ronaldo levam sempre. Fora do Brasil, o próprio árbitro dá a bola ao jogador que faz três gols, o "hattrick". Aqui no Brasil, vou ter que procurar na Internet essa determinação que vale desde 2002 ou 2003. Vocês não a conhecem.

Teve, contra o Bangu, dificuldade em levar a bola?
Contra o Bangu, eles disseram que eu não poderia levar a bola porque eles não tinham muitas. Tive que arrumar uma do Botafogo e trocar com eles porque eu queria a bola do jogo. É uma lembrança para os filhos, os netos...

Você vem perdendo pênaltis. Cristiano Ronaldo e Messi também perderam. O que está acontecendo?
Hoje, os goleiros são fortes. Têm mais de 1m90 e, quando pulam com o braço esticado, diminuem a possibilidade de gol. Treinam com boa tecnologia e estudam o estilo do batedor. Somália, do Boavista, bate de forma maravilhosa. Ele vai devagar até a bola. Se o goleiro ameaça se deslocar, ele bate do outro lado.

Está triste por ter perdido seis pênaltis em sete cobrados?
Sinceramente? Depois das duas situações que Deus deu para mim, no Mundial (pelo Uruguai, contra Gana) e contra o Flamengo (final da Taça Rio de 2010), eu não posso reclamar. O torcedor, na rua, diz pra mim: "Esquece. Pode errar mais dez". O torcedor dá valor ao que já fiz.


Está então satisfeito?
Vou querer melhorar, continuar treinando e, talvez, tentar mudar a forma de bater. Isso não é por acaso. Tem um porquê. Mas aprendi na vida que o futebol é um esporte. Você pode ganhar, empatar e perder, mas não deve levar pra casa os problemas do trabalho. Do mesmo jeito, não fico em casa comemorando quando venço. Eu teria uma vida maluca se perdesse e ficasse embaixo da mesa.


Já havia acontecido antes?
Vocês são f... com estatísticas. No Nacional, errei quatro pênaltis seguidos, em 2004. Agora, seguidos pra valer também são quatro. Empatei o recorde negativo.


Tem personalidade para bater pênalti contra o Vasco, apesar do jejum?
Jejum foi ter ficado três anos perdendo finais para o Flamengo. E a palavra não é personalidade e, sim, convicção de que tenho a técnica para bater. Mas respeito o treinador se ele disser para eu dar um tempo e escolher outro. Vou entender.


Oswaldo falou com você?

Loco abreu botafogo gol bangu semifinal taça rio (Foto: Fábio Castro / Agif)Não. E digo que no Nacional, quando perdi quatro pênaltis, o De Leon era o treinador e, mesmo com a imprensa fazendo pressão, ele decidiu que eu bateria até acertar. A confiança que ele me deu foi fundamental. No jogo seguinte, fiz o gol de pênalti que nos deu o título uruguaio, aos 93 minutos. Bati com uma "picadita" ("cavadinha"). Mas, agora, se o treinador me pedir para dar um descanso, não vou ficar dizendo que tenho três colhões para bater.


Que grande loucura você fez na vida?
Nenhuma. Tenho esse apelido por situações engraçadas. Nunca bati na mulher, nos filhos, no treinador. Nunca fui expulso por um carrinho desleal. Não dirigi bêbado um carro cheio de mulheres. Sou um Loco lindo, que todo mundo quer. Um Loco que todo mundo quer no vestiário, contando piadas.


Na comemoração da Copa América, você até exagerou no vestiário, não?
Foi brincadeira. Faltei com respeito a alguém? Então?


Seu filho de oito anos joga bola?
É centroavante. Ou melhor: atacante. Centroavante é espécie em extinção. Essa situação vem da base: quem é alto, vai para a zaga. Você não acha que o Barcelona sentiu falta de um centroavante de área contra o Chelsea? No Uruguai, o centroavante de área sou eu. Se o treinador diz que é dia de levantar a bola na área, então, entra o Loco Abreu. É até bom para mim. O camisa 10 também está acabando. Hoje, não há ninguém como o Ganso. Há volantes que vão e voltam.


Destaca algum centroavante do Brasil?
O Luís Fabiano faz muito bem a função de pivô. Tem possibilidade de jogar o Mundial.


Já decidiu se será treinador?
Com certeza. Quando não tiver mais força mental e física para ser jogador.


Por Marluci Martins

Um comentário:

  1. Esse Loco é comédia mesmo! Dia após dia se mostra um verdadeiro carioca totalmente integrado à cidade do Rio de Janeiro que o recebeu de braços abertos. Já é cidadão honorário, tem visto permanente de trabalho no Brasil e quer ser treinador quando encerrar a carreira, daqui a dois anos. Será que até lá o Botafogo arrumará um lugar especial pra ele na Comissão Técnica e ampliar a possibilidade de se tornar um ídolo de vez do clube? Quem sabe, mas a possibilidade é grande. o negócio é aguardar pra ver e torcer pra que ele amanhã arrebente e ajude o time a conquistar essa vaga pras finais do Cariocão... Fogão na cabeça!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!