Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Máquina alvinegra que originou indisciplina de Jobson dedura excessos na noite

Quem opera a máquina do Botafogo é o professor de Termografia no Esporte David Mahamud
Quem opera a máquina do Botafogo é o professor de Termografia no Esporte David Mahamud Foto: Luiz Victor Lopes 

A imagem mostra as sensações termográficas do corpo do atleta
A imagem mostra as sensações termográficas
 do corpo do atleta
 Foto: Divulgação
Uma máquina de avaliação termográfica - a Flir T400 - é o marcador implacável dos jogadores do Botafogo para a final da Taça Rio. Nela, são tiradas fotos para a medição das sensações do corpo dos atletas e qualquer excesso extra-campo pode ser identificado. Além disso, o aparelho é um forte aliado do clube na prevenção de lesões. Quem cuida da máquina “X-9” alvinegra é David Mahamud, professor de Termografia no Esporte.
— Ela vem sendo muito usada pelos clubes europeus, principalmente na Espanha. Ela ajuda a minimizar o número de lesões e aponta quando podemos poupar determinado atleta das atividades ou de jogos — explica David, que guarda como “segredo de estado” outros pontos que são revelados pelo aparelho à comissão técnica, como os excessos na noite carioca — Não posso revelar se dá para ser diagnosticado, mas digamos que sim. Dá para perceber alguns excessos na noite.
O fisiologista do Botafogo, Altamiro Bottini, aprova o trabalho feito pela máquina com os jogadores do Glorioso.
— Todo o início de treino os jogadores passam pela foto. Ela identifica uma possível lesão e auxilia na prevenção. Também conseguimos identificar como está a musculatura, se ele teve uma boa noite de sono e se está relaxado para as atividades. Se a foto alegar algo estranho, chamamos o atleta e conversamos, tudo baseado no que a máquina revelou — analisa Altamiro.

Jobson se recusou a tirar as fotos

A máquina já fez sua primeira vítima no elenco. O atacante Jobson se recusou a tirar as fotos e discutiu com Altamiro Bottini. Na ocasião, a diretoria do Botafogo suspendeu e multou o atacante em 20% do salário.
Jobson se recusou a tirar fotos na máquina Flir T400
Jobson se recusou a tirar fotos na máquina Flir T400 Foto: Alexandre Cassiano 
Mas Jobson foi perdoado pela diretoria e hoje já figura entre os profissionais, a ponto de estar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para a final da Taça Rio, contra o Vasco, no Engenhão. Para o fisioterapeuta, o Botafogo só tem a ganhar com este aparelho:
— Esta imagem é um dado complementar para a comissão técnica. Trabalhamos todos juntos, psicologia, nutricionista, preparadores físicos, fisioterapia e fisiologistas. Se não é identificado o que aconteceu, conseguimos perceber que tem alguma coisa errada na recuperação do atleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!