Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Taça GB de 1997 foi a maior emoção de Gonçalves jogando pelo Botafogo



Ex-zagueiro marcou de cabeça o gol do título na decisão contra o Vasco




Em 1997, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara de forma invicta ao derrotar o Vasco na final por 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro Gonçalves. Mesmo já tendo passado 15 anos daquela decisão, as lembranças continuam muito presentes na memória do jogador. Afinal de contas, após 29 anos o Glorioso ganhava novamente a Taça GB. Até então, a última conquista tinha sido em 1968.



- Sem dúvida foi a maior emoção que eu tive com a camisa do Botafogo – revela ele, que também foi campeão Carioca em 1990 e Brasileiro em 1995 pelo clube de General Severiano.

Uma campanha realmente irretocável. Na fase de classificação foram 11 vitórias em 11 partidas, incluindo o famoso jogo em que o Botafogo derrotou o Flamengo por 1 a 0 com um time só de reservas. Nem o técnico era o titular, já que o auxiliar Valinhos exerceu a função de Joel Santana. Na decisão, mais uma vitória sobre o Vasco.


O título do Campeonato Estadual de 1997 também teve um sabor especial para Gonçalves, sobretudo por causa da reboladinha feita pelo jogador Edmundo na primeira partida da decisão vencida pelo Vasco.
- Eu acho que aquilo foi um deboche, mas aquela provocação foi a melhor coisa que podia ter acontecido.
Três dias após, o Botafogo conquistaria o título ao ganhar por 1 a 0, gol do atacante Dimba e com direito a reboladinha de Gonçalves na comemoração.
Ex-zagueiro Gonçalves (Foto: TV Globo)
Ex-zagueiro Gonçalves (Foto: TV Globo)
- No dia seguinte, os botafoguenses estavam zoando os vascaínos com a rebolada. Até hoje, se você perguntar ao torcedor do clube quem ele prefere enfrentar numa final entre os times grandes, a grande maioria vai responder o Vasco.
Com tantas partidas marcantes, o zagueiro Gonçalves foi um dos jogadores alvinegros que mais contribuíram para que o clássico entre Botafogo e Vasco ganhasse um olhar especial.
Se nos confrontos diretos entre as duas equipes, a vantagem vascaína é de 112 a 68 vitórias, a maior disparada entre os grandes times do Rio, quando se trata de decisão, a superioridade muda de lado, já que o Glorioso conquistou sete títulos em oito decisões, incluindo um Rio-São Paulo, duas Taças Guanabaras e quatro Cariocas.
Na última decisão, em 2010, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara ao vencer o Vasco por 2 a 0, gols do zagueiro Fábio Ferreira e do atacante Loco Abreu.
Para um clube que tem na superstição uma de suas principais marcas, não dá para negar que o Vasco traga boas lembranças ao Botafogo em decisões.

Globo Esporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!